Você conhece a origem da segurança privada?

Durante o século XVI, na Inglaterra, surgiram os primeiros “vigilantes” para evitar roubos. As pessoas escolhidas para o cargo deviam ser hábeis na luta e no uso da espada; o serviço era remunerado pelos senhores feudais. No antigo velho oeste americano também já existiam pessoas que escoltavam as caravanas americanas, e que já eram classificados como seguranças privada.

Em 1820 nos Estados Unidos, Allan Pinkerton organizou um grupo de homens para dar proteção ao presidente Abrahan Lincoln, desse modo foi criada a primeira empresa de segurança privada do mundo. Porém apenas no século XIX, em 1852, os americanos Henry Wells e William Fargo criaram oficialmente a primeira empresa de segurança privada do mundo, a WELLFARGO. Pouco tempo depois surgiram as empresas PINKERTON´S e BRINKS.

No Brasil, as empresas surgiram nos anos 60, devido ao aumento de assaltos a instituições financeiras, com o objetivo de proteger patrimônios, pessoas e realizar transporte de valores. Os vigilantes são responsáveis pela proteção e segurança de empresas e outras entidades, controlando o fluxo de entrada e saída de pessoal, visitantes e automóveis, inspecionando volumes e cargas e realizar rondas nas instalações.
Conheça as atividades de Segurança Privada são:

imbraforte

Vigilância patrimonial:
tem como objetivo a proteção de bens patrimoniais.

Transporte de valores:
transporte de bens, valores ou numerários, em veículos comuns ou especiais.

Segurança pessoal:
tem como objetivo garantir a segurança física de pessoas.

Escolta armada:
tem como objetivo garantir o transporte de qualquer tipo de carga.

Curso de formação:
tem como objetivo formar, especializar e reciclar os vigilantes.

 

Fontes:

http://www.equipevgtbr.com.br/p/origem-da-seguranca-privada-questao.html

http://tudosobreseguranca.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=559

http://cursocertificado.com.br/funcoes-do-vigilante-e-tipos-de-vigilancia/

Notícias recentes